Dicas de Cursos para Blogueiras - Sobre os cursos que fiz - Drops das Dez
dicas-de-cursos-para-blogueiras-os-cursos-que-fiz-2

Dicas de Cursos para Blogueiras – Sobre os cursos que fiz


Postado por Laína Laine em 13/07/15 ás 10:00:am


CAIXA DEJEOS A VOCÊ

Recebo vários e-mails de leitoras que querem entrar para o mercado de trabalho da moda, estilo e internet ou que querem montar um blog pedindo dicas de cursos para blogueiras. Vários de vocês que responderam a pesquisa que fiz aqui outro dia também pediram para que eu contasse os cursos que já fiz. Portanto o post de hoje é para listar os cursos de moda, estilo, internet, mídias sociais, enfim, todos os assuntos ligados ao meio, que já fiz!

Vou contando a história por ordem, estilo currículo, desde a faculdade, e ao final coloco as informações e links de cada escola certinho, ok? Vamos lá.

dicas-de-cursos-para-blogueiras-os-cursos-que-fiz-1

Minha Formação e como caí no mercado da moda

Eu me formei em Administração de Empresas e desde que comecei a levar a coisa mais a sério, eu tive certeza de duas coisas: uma que faculdade de novo nunca mais e como eu já estava ali o objetivo era me formar. Não que eu não goste de estudar, mas na minha opinião aquilo tudo era a maior enrolação  – no MEU caso viu gente? Não quero ver ninguém desistindo de estudar aqui! – e ficar muito tempo dentro de uma sala de aula lotada de gente pra mim era perda de tempo. Outra que eu tinha certeza que se eu trabalhasse para alguém ou trancada dentro de um escritório eu não seria feliz.

A minha história na moda vem de muito cedo. Sempre fui dessas requisitadas para acompanhar as amigas, e os amigos também, nas compras no shopping. Sempre ouvi que conseguia garimpar boas peças em lojas que ninguém acreditava – na época essa cultura de fast fashion era bem limitada comparada ao que temos hoje – então sempre me pediam ajuda. Sempre amei olhar vitrine, entrar nas lojas e fuxicar a arara da promoção. Outra mania que tenho até hoje é passar horas em lojas online colocando coisas no carrinho só para ficar ligada no que o mercado tem disponível, para quando precisar ou desejar algo saber onde encontrar.

Na época da faculdade já levava malinhas com desapegos meus para vender para os colegas e fazer meu closet girar. Nunca acumulei roupa e nunca tive o closet lotado. Se me ver usando uma peça e gostar, fácil fácil negocio e você leva. Do tipo desapego total. Aprendi depois de muitas viagens longas com malas de bordo, que menos é mais e que a criatividade é tudo no quesito guarda-roupas ideal. Me lembro do primeiro Minas Trend que fui, quando era lá no Alpha Ville. E os desfiles sempre me emocionaram, até hoje é assim.

Foi aí que assim que formei na faculdade, corri para procurar um curso que unisse um pouco de tudo. Nessa época o blog nem nos planos estavam. Descobri o Curso de Consultoria de Imagem do Senac e lá fui eu, sem muito rumo ou objetivo. E não é que deu certo? O curso abriu minha cabeça e me aproximou ainda mais dá área que eu queria estar. O boom de blogs de moda foi o pontapé para que com o Certificado de Consultora de Imagem surgisse o Drops das Dez.

Fui atrás de cursos para blogueiras

Blog no ar, fui correr atrás do prejuízo. Achava que um curso de fotografia e bom gosto seriam suficientes. E se vocês pensam que para ter um blog bem sucedido hoje em dia, basta ser apaixonada por moda e afins, nada disso. Vai muito além e é preciso estudar muito. Já me apareceram muitos pepinos, já fiquei na mão de vários profissionais ruins. Aprendi na marra. Tive que correr atrás de cursos que me capacitassem para toda uma demanda técnica da internet. Blogueira tem que saber de design, programação, marketing, finanças, negociação, mídias sociais, Web Analytics e tudo mais que vocês imaginarem, tudo isso em meio a velocidade que a informação corre e as coisas mudam hoje em dia. Estou estudando constantemente, lendo muito sobre os mais diversos assuntos e de olho nas atualizações e novidades do mercado, tanto da moda como digital. Ainda tenho muito o que aprender e muitos cursos pra lista.

Depois da Consultoria de Imagem, e do blog, decidi que eu precisava me especializar um pouco nessa área digital. Afinal me formei em administração enquanto atuava um tanto quanto jornalista em uma nova mídia – a internet. Encontrei o curso de Webwriting na Escola São Paulo e fui pra lá fazer. Foi um curso rápido, mas bem amplo. Me deu uma visão técnica do meu negócio e foi o ponto de partida para que eu entendesse e começasse a me especializar. Depois do Webwriting, já acumulei na lista cursos de SEO e Google Analytics. Participei de vários congressos, palestras, talks, tanto presencial como online, a respeito de Marketing Digital, Inbound Marketing, e Mídias além de ler diversos artigos e e-books do assunto.

Na área de moda e afins, também não parei na Consultoria de Imagem. Fiz a formação em Personal Shopping com a Silvana Bianchini da Dresscode, também na Escola São Paulo e Organização de Amários de Quarto e Closet no Senac. Muito em breve estarei me especializando também em Cool Hunting e Negócios de Moda. Está na lista.

Mesmo já sendo formada em Consultoria de Imagem pelo Senac, recentemente fiz outro curso, dessa vez pela École Supérieure de Relooking. Um curso totalmente diferente que só teve a acrescentar e somar a todos que já fiz. Sabiam que existe diversas metodologias e técnicas sobre o assunto e cada escola coloca em prática de um jeito? Até então foi o que mais gostei. Contei a respeito desse curso aqui no blog e hoje posso dizer, com muito orgulho, que me formei em uma das mais renomadas escolas de Paris e eles ainda são meus parceiros.

Agora que já leram sobre o meu currículo nada resumido, com direito a história da vida. Vamos a lista completa dos Cursos que já fiz. Basta clicarem no nome da escola que vai direto para o site em questão, assim vocês encontram todas as informações. Alguns cursos não são fixos e podem nem existir mais, mas é só ficar de olho e pesquisar, que vocês encontrarão milhares de lugares que oferecem.

dicas-de-cursos-para-blogueiras-os-cursos-que-fiz-3

Lista dos cursos que já fiz:

  1. Consultoria de Imagem – Senac Minas
  2. Fotografia básica e Lightroom – Escola de Imagem
  3. Webwriting – Escola São Paulo
  4. Formação em Personal Shopper com Silvana Bianchini – Escola São Paulo
  5. Organização de Armários de Quarto e Closets – Senac Minas
  6. Google Analytics – Agencia Mestre
  7. SEO para conteúdo com Helen Lagares- Beved
  8. Formação em Consultoria de Imagem – Ecole Supérieure de Relooking de Paris (Quem se interessar ainda estão disponíveis as últimas vagas para a segunda turma em BH que acontece entre os dias 20 e 24 de Julho, saiba mais aqui)

Para você que está começando um Blog e/ou quer se especializar, eu indico:

A minha indicação para quem está começando ou que começar um Blog de Moda e Beleza, é fazer pelo menos um curso de moda ou beleza, como Consultoria de Imagem, Maquiagem Profissional, Produção de Moda, Cool Hunting, Jornalismo de Moda e afins; e pelo menos um curso na área digital: SEO, Marketing Digital, Marketing de Conteúdo, Web Analytics e outros diversos cursos disponíveis no mercado. E se você não pode ou não tem disponibilidade para fazer um curso, a internet está aí, é só correr atrás, ler muito e estudar.

Se quiserem também uma lista de livros interessantes e sites para pesquisar sobre os assuntos, deixem um comentário aqui que preparo pra vocês, combinado? Vale também deixar qualquer dúvida sobre como lidar com o Business Blog. Vocês já pediram e estou preparando um conteúdo sobre o assunto, quem sabe um vídeo. Apoiam? Vamos conversando!

+ Curso Blog de Moda – Hangout 11 com Laína Laine do Blog Drops das Dez

 

Compartilhe
PinterestGoogle+Facebook

Categoria:  



// MAIS LIDAS //

Copyright © Drops das Dez 2015